sábado, 28 de novembro de 2009

Resenha

Alimentação no Combate ao Câncer

Grupo “Alimentos Anticancerígenos”

Esta resenha mostra uma discussão sobre o consumo de alimentos no combate e prevenção do câncer de mama e uma descrição de alimentos que são utilizados nesse combate. Para isso,o grupo selecionou como fontes de pesquisa os sites: http://sosortomolecular.wordpress.com; http://www.drashirleydecampos.com.br; http://www.sitemedico.com.br e http://www.blogdadieta.com.br.
Segundo o Dr. Neal Bernard, no site sosortomolecuar.Wordpress.com, o câncer de mama é uma doença que pode ser evitada e a alimentação é um dos fatores que ajudam a prevenir essa doença.O autor indica que em países asiáticos, como o Japão, o índice de câncer de mama é menor que em países ocidentais. De acordo com o Dr. Bernard, “É muito provável que as diferenças no risco de câncer entre os países sejam relacionados à quantidade de gordura, particularmente gordura animal, na alimentação”.
Para a Dra. Shirley de Campos, no site drashirleydecampos.com.br, “Tomar a sopa japonesa Missoshiru pode reduzir o risco de câncer de mama, segundo uma pesquisa feita no Japão”.Esse estudo foi feito por pesquisadores do Centro Nacional de Câncer do Japão, que acompanharam cerca de 22 mil mulheres entre 40 e 59 anos durante dez anos.Nesse estudo, “as mulheres que tomavam mais de três tigelas de Missoshiru por dia tinham 40% menos chance de ter câncer de mama”.Isso se deve ao fato do Missoshiru ser uma sopa feita de soja, que tem alta concentração de isoflavonas, substância que inibe o desenvolvimento de câncer de mama.
Conforme o sitemedico.com.br, alimentos ricos em glicosinolatos, como o brócolis, couve, couve-flor, couve de bruxelas, repolho e rabanete, também agem na prevenção do câncer de mama.Frutas cítricas, que em geral possuem limonóides, também atuam na prevenção desse câncer e na estimulação do sistema imunológico.
Segundo o blogdadieta.com.br, a Dra. Daniela Jobst, que é nutricionista e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo, diz que “Dentre os vários aspectos positivos para a saúde, atualmente médicos já indicam alguns alimentos que, se ingeridos conforme indicados, podem prevenir vários tipos de câncer”. De acordo com a Dra. Daniela, o azeite de oliva extra-virgem é um desses alimentos, pois contém polifenóis que atuam na morte de células cancerígenas.
Com base nos estudos apresentados, a boa alimentação, além de promover benefícios físicos e mentais, ajudam a prevenir o câncer de mama, assim como outros tipos de câncer.Isso, com um acompanhamento médico especializado. De acordo com o Dr. Neal Bernard. “A melhor alimentação para prevenção do câncer deveria ser aquela com teor de gordura muito baixo e repleta de vegetais e frutas saudáveis”.

Um comentário:

  1. Olá,
    Estou passando por aqui para visitar o material de vocês. Esta é a etapa final da atividade com o blog sob minha orientação.
    De vez em quando virei visitá-los rsss...

    Informo que o processo de avaliação consta das seguintes etapas:

    Leitura dos relatórios individuais
    Impressão de todos os textos dos blogs
    Leitura dos textos publicados nos blogs
    Coloco comentário geral no último texto publicado.

    Após o recebimento deste comentário geral. As etapas de avaliação foram encerradas.

    Desejo sucesso para vocês e AGRADEÇO a participação de todos vocês na elaboração das atividades propostas durante nosso curso.

    abraços

    ResponderExcluir