As isoflavonas contidas na soja podem afetar o desenvolvimento do câncer de mama por competir com o estrogênio do corpo na ligação aos receptores de estrógeno. As isoflavonas também podem reduzir o risco do câncer de mama através do aumento do hormônio sexual vinculado a globulina, o que reduz níveis de estrógeno no sangue.
O Dr. Neal Barnard, autor do livro Foods that Fight Pain (Alimentos Que Combatem a Dor), responde a perguntas sobre alimentação e cuidados com a saúde
Pergunta: Posso prevenir o câncer de mama, ou trata-se de uma questão de sorte?
Resposta: O câncer de mama, freqüentemente, é uma doença que pode ser evitada. Inúmeros estudos mostram uma relação entre fatores específicos de alimentação e o câncer de mama e outros órgãos. Entretanto, brochuras com recomendações superficiais estão acumulando poeira em centros de pesquisa do câncer e não existe nenhum esforço organizado para oferecer às mulheres a informação de que necessitam para prevenir o câncer.
Fatores alimentícios aparecem ao comparar países diferentes. Países asiáticos, como o Japão, apresentam baixos índices de câncer de mama, enquanto nos países ocidentais os índices são mais altos. No entanto, quando jovens japonesas são criadas com uma alimentação do Ocidente, seu índice de câncer de mama aumenta de forma dramática. É muito provável que as diferenças no risco de câncer entre os países sejam relacionados à quantidade de gordura, particularmente gordura animal, na alimentação.
Pergunta: Porque as mulheres asiáticas têm baixos índices de câncer de mama?
Resposta: É simples: quanto mais gordura você consumir, tanto maior será o risco de câncer. Mulheres veganas, que excluem qualquer produto de origem animal, correm um risco muito menor do que aquelas que comem carne e laticínios.
Uma alimentação com alto teor de gordura aumenta a quantidade de estrógenos — os hormônios do sexo feminino — no sangue e muitos tumores de mama são “alimentados” por estrógenos. Os estrógenos são hormônios normais e essenciais; porém, quanto maior a quantidade de estrógenos houver, maior a força que provoca alguns tipos de câncer de mama. Quando as mulheres iniciam uma alimentação com baixo teor de gorduras, seus níveis de estrógeno caem significativamente em curto espaço de tempo. Evitar laticínios e o consumo de bebidas alcoólicas também reduz os riscos de câncer de mama.
Certos alimentos oferecem benefícios especiais. A soja, por exemplo, contêm compostos naturais chamados fito-estrógenos — estrógenos muito fracos que atenuam o efeito dos estrógenos humanos. Não surpreende que produtos de soja podem reduzir o risco de câncer.
A melhor alimentação para a prevenção do câncer deveria ser a vegana, com teor de gordura muito baixo e repleta de vegetais e frutas saudáveis.
Pessoas que se alimentam conforme os fundamentos da nutrição funcional sentem os benefícios no seu dia-a-dia. Além de prevenir e cuidar de muitas doenças, os alimentos funcionais promovem bem-estar físico e mental para quem os ingere. Dentre os vários aspectos positivos para a saúde, atualmente médicos já indicam alguns alimentos que, se ingeridos conforme indicado, podem* prevenir vários tipos de câncer em homens e mulheres. Conheça alguns desses alimentos e como eles atuam no nosso organismo promovendo qualidade de vida:
- Azeite de oliva e câncer de mama Os polifenóis contidos no azeite extra-virgem de oliva são responsáveis por programar a morte de células cancerígenas, diminuindo a expressão de genes pró-cancerígenos. Estes fitos químicos estão apenas presentes no azeite de oliva extra-virgem de primeira extração – a frio e sem químicas, a quantidade sugerida são de duas colheres de sobremesa ao dia.
- Brócolis e câncer de mama Estudos mostram que o componente sulforofano inibe a proliferação de células tumorais de modo semelhante ao do taxol e vincristina – poderosos medicamentos anticancerígenos. Outros vegetais que podem também ser benéficos como o brócolis são o repolho e a couve-flor. O ideal é a ingestão de ½ xícara de chá ao dia.
- espinafre e câncer de mama e pulmão. Em vários estudos verificou-se que pessoas que incluem duas ou mais porções de espinafre por semana em sua nutrição têm consideravelmente mais baixas taxas de câncer de mama e pulmão.
*cada organismo reage individualmente e o ideal é procurar um especialista em nutrição funcional para indicar o que funciona para o seu.
Nós somos O GRUPO "Alimentos Anticancerígenos" da turma do curso de NUTRIÇÃO Diurno. Blog da Turma (http://www.nutricaounip12.blogspot.com)
NOSSO BLOG tem como objetivo possibilitar a interação de todos os MEMBROS DO GRUPO DE PESQUISA envolvidos no PROJETO ENSINAR E APRENDER COM GÊNEROS NO CAMPO LINGUÍSTICO ONLINE Blog da Profª Joana Ormundo (http://www.projetoensinarcomgeneros.blogspot.com)
O BLOG DO GRUPO (http://alimentosanticancerigenos.blogspot.com) será o espaço destinado aos grupos para postarem as atividades do trabalho de pesquisa.
OS PARTICIPANTES DO NOSSO GRUPO SÃO: Francisca Leane Abreu, Lais Talyan, Leiliane Souza, Maria Samara Sousa, Mikaelly Santos, Murielle Martins.